top of page

6 etapas a serem seguidas antes de criar um programa CNC

  • Foto do escritor: ProDDAx Manufatura
    ProDDAx Manufatura
  • 1 de mar. de 2023
  • 4 min de leitura

Qualquer tempo economizado ao pular a preparação para a programação pode ser facilmente perdido quando o programa chega à máquina. Siga estas etapas para garantir o sucesso.


Reservar um tempo para se preparar adequadamente ajudará muito a garantir que um programa CNC seja bem-sucedido e eficiente


O sucesso de um programa CNC é resultado direto da preparação feita antes de sua criação. Embora um programador mal preparado possa ser capaz de criar programas viáveis, esses programas geralmente são propensos a erros, ineficiência e difíceis adaptações. Qualquer tempo economizado ao pular as etapas de preparação pode ser facilmente perdido quando o trabalho chega a uma máquina CNC.


Aqui estão seis etapas de planejamento a serem concluídas antes de produzir um novo programa.


etapa 1: Determinar as operações de usinagem a serem executadas.

Para peças de trabalho simples, as operações de usinagem necessárias podem ser fáceis de determinar. Mas à medida que a complexidade aumenta, aumenta também a dificuldade em isolar tudo o que deve ser feito durante uma determinada operação. Cabe ao programador encontrar todas as superfícies que devem ser usinadas. Esta não é uma tarefa fácil com desenhos complexos com múltiplas visualizações distribuídas em várias páginas.


Uma maneira de identificar superfícies usinadas é usar canetas coloridas e marcar uma cópia de trabalho do desenho de engenharia. Outra é criar uma lista de superfícies usinadas e as ferramentas de corte relacionadas. Qualquer uma das técnicas evitará que você omita algo quando chegar a hora de criar o programa.


etapa 2: Decida a ordem de usinagem.

A ordem das operações de usinagem é de extrema importância. Uma regra geral é desbaste de tudo antes de terminar qualquer coisa. Se esta regra for quebrada, pode ser impossível produzir consistentemente peças de trabalho aceitáveis. É fácil esquecer algo em um processo complexo.


Eu recomendo usar um formulário de planejamento de sequência de operações. Os títulos deste formulário podem incluir:

  • Número da etapa

  • Descrição da operação

  • Nome da ferramenta de corte (com os componentes da ferramenta de corte listados separadamente)

  • Número da estação de ferramentas de corte

  • Velocidade do fuso

  • Taxa de alimentação

  • Anotações/problemas para a etapa

Um formulário preenchido torna-se a versão escrita do seu programa. Qualquer pessoa que o ver no futuro saberá exatamente o que o programa está fazendo. Se você questionar se o processo escolhido funcionará, poderá compartilhá-lo com outras pessoas em sua empresa para confirmação. Use-o como uma lista de verificação ao desenvolver seu programa para não esquecer nada.


ETapa 3: Faça as contas.

A ideia aqui é evitar interromper sua linha de pensamento ao programar para realizar um cálculo. Durante a programação manual, você deve calcular as coordenadas necessárias para o programa. Haverá também condições de corte (velocidades e avanços) para calcular, mesmo usando um sistema CAM. As coordenadas podem ser documentadas separadamente ou escritas em sua cópia de trabalho do desenho de engenharia. Velocidades e avanços também podem ser documentados no formulário de planejamento mencionado anteriormente.


Etapa 4: Considere o dispositivo de fixação.

Pode haver coisas sobre o dispositivo de fixação do trabalho que afetam como você cria o programa CNC. Os exemplos incluem a orientação de um dispositivo de fixação em uma mesa, grampos que devem ser evitados, superfícies de localização e configuração de garras para mandris de três garras. Somente com uma compreensão clara de como a peça de trabalho será mantida na configuração, você poderá criar um programa CNC aceitável.


Etapa 5: Considere as ferramentas de corte.

As condições de corte estão diretamente relacionadas às ferramentas de corte que você usará e, conforme mencionado, devem ser documentadas no formulário de planejamento. Também pode haver problemas de rigidez ou folga. Se você sabe que uma fresa executará operações de desbaste poderosas, ela deve ser mantida o mais curta possível. Por outro lado, uma broca pode ter que penetrar profundamente em uma fundição para chegar a uma superfície na qual um furo deve ser usinado. As notas incluídas em seu formulário de planejamento podem destacar quaisquer considerações especiais que você deve lembrar ao programar e ao fornecer instruções de configuração.


Em algum momento, você deve criar uma lista de componentes que compõem cada ferramenta de corte. Essas informações serão incluídas na documentação de configuração. Fazer isso antes da programação pode expor um problema que afeta o que o programa deve fazer.


Etapa 6: Escreva uma ordem de execução.

Desenvolva a ordem de execução de configuração e produção como se o programa CNC já tivesse sido criado. Pensar em qual configuração as pessoas e os operadores devem fazer ao executar o trabalho pode expor algo que você pode fazer no programa para ajudá-los. A configuração do suporte de trabalho será qualificada? Em caso afirmativo, você pode incluir comandos G10 no programa para reter/inserir valores de atribuição de zero do programa em deslocamentos de fixação? A usinagem de teste será necessária? Em caso afirmativo, um simulador poderia ser usado para automatizar o processo? Desenvolver a documentação com antecedência pode ajudar a responder a essas perguntas para os funcionários.


Embora essas etapas de preparação levem tempo, ignorá-las pode ser imprudente e um desperdício, especialmente quando você considera o tempo (paralisação) da máquina que será necessário para corrigir problemas que deveriam ter sido resolvidos durante o estágio de preparação. Não há desculpa para desperdiçar tempo de máquina para algo tão básico quanto não estar realmente pronto para criar o programa em primeiro lugar.


Para garantir o domínio na programação de todos os processos de usinagem acesse os cursos da eddustry.

 
 
 

留言


bottom of page